Seja bem vindo ao meu mundo.

Vampiros

Lendas

O vampiro é a lenda mais conhecida de todos os tempos
Há registros históricos de lendas sobre vampiros em todas as culturas de civilizações antigas. Talvez por isso exerça tanto fascínio em milhares de pessoas por todo o mundo.
A lenda do vampiro vem antes da lenda de Drácula*, mas Drácula ajudou a espalha-la rapidamente.
Em meados do século  XVIII e começo do século  XIX era comum os viajantes que iam para o leste europeu levar em suas malas cruzes, estacas e alhos porque acreditavam que podiam encontrar vampiros nessa região.
Nessa mesma época também era comum exumar corpos que eram suspeitos de vampirismo para decapta-los ou perfura-los o peito com uma estaca e por fim queima-los. Pessoas que em vida acabaram morrendo misteriosamente ou tiveram alguma doença estranha e não identificada na época  também recebiam esse mesmo tratamento apos a morte. 
As lendas dizem que muitasituações poderiam tornar alguém em vampiro, como uma morte violenta ou prematura, pragas ou maldições, ser excomungado, rituais de bruxaria com esse proposito, pactos com demônios, pessoas que praticaram somente o mal durante a vida ou que foram mordidas por vampiros.    
O livro " Vampiros" de Marcos Torrigo fala de uma forma seria sobre as lendas de muitos países sobre vampiros, citando também os tipos de vampiros e a origem do mito. 
Eu indico esse livro para quem deseja saber maisobre o assunto.

Licantropia e Vampirismo.

O Lobisomem desde o inicio esta associado ao vampirismo. Em muitas culturas que afirmam a presença do vampiro também afirmam a presença do lobisomem.
Mas diferente do vampiro, o lobisomem é alguém que em vida se transforma totalmente ou parcialmente em lobo, adquirindo força fisica e perdendo o raciocínio humano nesse período de transformação.
Referente as lendasobre lobisomens pelo mundo e no Brasil inúmeros motivos levam uma pessoa a se tornar um lobisomem, como filho de um incesto, o sétimo filho de uma sequencia de filhos do mesmo sexo, pessoas que foram atacadas por outros lobisomens e etc...
Em algumas culturas afirmam-se que após a morte um lobisomem se torna um vampiro. E em outras culturas que o lobisomensão "servos" dos vampiros e há também os que digam que os lobisomensão inimigos naturais dos vampiros tendo poderes para mata-los e vice e versa.

Bruxas, magos e vampiros

Bruxaria e feitiçaria muitas vezes é associada ao satanismo e este por sua vez, foi por muito tempo associado a vampirismo, por o vampiro ser um ser maléfico que suga sangue dos vivos e que foge da ordem natural da vida.
O vampiro por ser um ser sobrenatural esta intimamente relacionando com as ciências ocultas. Em muitos relatos de estudiosos de ocultismo, diziam-se que magos poderosos poderiam em seus rituais, deixar seu corpo fisico e materializar seu corpo espiritual e assim drenar sangue dos vivos para adquirir mais poder espiritual. Também afirmam-se que em alguns rituais bebe-se sangue humano para adquirir mais poder, vida e juventude.
Por esses e outros motivos a magia esta ligada ao vampirismo, o que em muitas culturas levaram pessoas a acreditar que bruxas eram vampiras ou poderiam se tornar vampiras após a morte. 

Demônios  vampiros

Algumas ceitas acreditam em demônios vampiros.
seres espirituaidemoníacos que sugam energia espiritual doseres humanos.
Eles podem roubar essa energia através de sonhos ou melhor pesadelos ou quando são invocados em alguns tipoespecificos de rituais.
Podem também acompanhar a pessoa por dias e semanas como um encosto. 
Algunmediuns afirmam já ter visto esseseres espirituais. Também afirmam que essesão mais prejudicias aos seres humanos do que os vampiros espirituais. Algunsúcubos e íncubos também são associados ao vampirismo.
Em alguns paises do leste europeu, a uma lenda que diz que algundemônios podiam possuir os corpos dos mortos para usa-los para fins nefastos como sugar sangue dos vivos.  

Vampiros espirituais

Pessoas que não sugam sangue, masim energia espiritual, força vital das pessoas. Isso pode acontecer intencionalmente ou não.
Algumas linhas religiosas acreditam que existem pessoas que fazem rituais para tirar energia de outras pessoas para usa-las em beneficio próprio. E que há pessoas que tem uma energia negativa que sugam energia de outras pessoasem terem a intenção de fazer isso. Outra forma de sugar força vital é através do sexo, onde naturalmente já acontece uma troca de energia espiritual ficando assim mais fácil para quem quer roubar energia espiritual.
As pessoas que tem sua força vital e energia espiritual roubadas ficam apáticas, depressivas, confusas e com a imunidade  baixa.

Drácula

O mito do Vampiro ficou mundialmente conhecido depois do lançamento do livro "Drácula"(1987) escrito por Bram stoker. Na época de seu laçamento o livro não chamou muita atenção, tanto que Bram stoker morreu sem saber do sucesso de seu livro. Com o passar do tempo o livro foi chamando atenção pela riqueza de detalhes e pela mistura de personagem real (Vlad Tepes)l e a lenda (vampiro).
Drácula é o 2º livro mais lido do mundo, só perdendo para a Bíblia (que é o livro mais lido do mundo por seculos) 
Bram stoker era um escritor de contos de terror e fez um grandioso trabalho de pesquisa para escrever Drácula por isso aterrorizava tanto seus leitores (ao contrario de alguns escritores atuais que não fazem pesquisa nenhuma e escrevem sobre fadas dizendo que são vampiros*).
Por alguns escritos do próprio e relatos de parentes e conhecidos, Bram stoker acreditava na lenda do Vampiro tanto que quis ser cremado para que segundo ele, seu corpo não pudesse voltar a vida.
Drácula é tão fascinante que virou filme: Nosferatu lançado em 1922 e não autorizado pela família de Bram stoker, depois em 1931 foi lançado Drácula com o ator Béla Lugosi que já interpretava Drácula no teatro (Béla Lugosi amava tanto esse personagem que pediu para ser enterrado com a roupa e maquiagem de Drácula e assim foi feito em (1956). Mas o filme de maior sucesso foi Drácula de Bram stoker de 1992 dirigido por Francis Coppola.

Lendas históricas e personagens reais 


Drácula foi baseado em um personagem real, Vlad tepes III (1431-1476)
Nascido na região da transilvânia, o príncipe Vlad III conhecido como " O empalador" foi um guerreiro implacável. Na defesa do seu reino ele matou mais de 40 mil inimigos, boa parte foi empalada viva! Ele introduzia uma estaca no ânus da pessoa ainda viva, transpassando até o tórax. Por isso, ele recebeu o sobrenome de Drácula (filho do dragão).  Ele era temido pelos inimigos, mas amado pelo seu povo. 
A principio Vlad era ateu convertendo-se ao cristianismo para casar com  Iiona szilágvi que era cristã. Iiona suicidou-se jogando-se de uma das torres do castelo, depois de supostamente saber das atrocidades feitas pelo marido com os inimigos, Vlad acabou adotando asuperstições da esposa ( o que deu a ele uma faceta excêntrica) .
Vlad passou por algumas situações de quase morte, certa vez foi dado como morto pelos seus soldados por causa de um ferimento na cabeça, mas horas depois voltou a andar como se nada tivesse acontecido.
Outro fato interessante é que Vlad passava muitos anos na guerra e morreu em um campo de batalha e a noticia logo se espalho pelo reino, depois de seu funeral seu filho Vlad IV voltou da guerra. Vlad IV era muito parecido com o pai o que levou a população a especular e acreditar que Vlad III tinha voltado dos mortos e que era imortal.

Outra pessoa que virou lenda como vampira foi a condessa Elizabeth Báthory (1560- 1614)
 Ela nasceu na Eslováquia, ela e o marido eram sádicos e por isso espancavam e torturavam os empregados. uma das formas preferidas de tortura era passar mel em  todo corpo de uma serviçal amarra-la em um formigueiro para  ser comida viva pelas formigas, a outra versão dessa tortura era jogar água no corpo nu da serviçal e deixa-la congelar na neve.  Dizem que ela mantinha relacionamentosexuais com membros da nobreza e empregados antes e depois do casamento.  Após a morte do marido, ela ficou maluca e passou a se banhar com sangue de jovens virgens para preservar sua juventude. Estima-se que ela sacrificou mais de 600 pessoas até ser condenada à prisão perpétua em 1610, morrendo assim em uma das torres do castelo onde não  haviam janelas e nem portassua alimentação era dada por um pequeno buraco na parede . Essa história até inspirou um filme: “A Condessa Drácula” em 1971. 

Assassinos e vampiros



Existe muitos casos de assassinos que bebem o sangue de suas vitimas e acabam de certa forma sendo relacionados ao vampirismo. segue baixo alguns desses casos.  
John George Haig (O Vampiro de Londres) 
Na infância ele mutilava os próprios dedos para beber o sangue. Aos 40 anos, foi condenado à forca por ter assassinado cruelmente nove pessoas. Ele cortava o pescoço das vítimas, bebia o sangue todo e derretia seus corpos numa tina de ácido. Na hora de sua execução, em 1949, ele gritou: “Deus, salve meu filho da maldição do Drácula!“

 Richard Treton Chase (1950 a 1980)
Ele pensava que o seu sangue estava envenenado e passou a matar coelhos, cãoese vacas para beber “sangue limpo”. Logo passou também a tomar sangue humano. Foi às ruas e esquartejou seis pessoas em um mês. Após esquartejá-las ele bebia o sangue das vítimas e guardava partes dos corpos no congelador para comer depois. Esse cara bizarro foi preso e condenado à morte na câmara 
de gás. Mas ele se matou bem antes, com uma overdose de antidepressivos.

 Peter Kürten (O Vampiro Alemão)
Esse serial killer sentia um enorme prazer quando via o sangue jorrando do corpo das vítimas, geralmente crianças. Ele estuprava e esfaqueava até atingir o orgasmo. Portador de uma patologia denominada hematomania, também costumava beber o sangue de suas vítimas. Depois de vários assassinatos, foi preso e condenado à morte por decaptação, aos 48 anos. Sua história serviu de inspiração para o diretor Fritz fazer o filme M.

 Tracey Wigginton
Matou um homem para beber seu sangue. O assassinato foi parte de um ritual satânico com a participação de outras três mulheres. Ela foi a autora das 27 facadas que tiraram a vida de Baldock (o cara que elas beberam o sangue todo). Tracey admitiu que cometeu o cime para saciar sua sede sanguinolenta. Esse caso ocorreu em 1991, quando a vampira foi condenada a prisão perpétua ela tinha 25 anos.


Pessoas cruéis e com sede de sangue são associadas ao vampirismo, o que prova que as pessoasempre virão ovampiros como seremaléficos  e não tão bonzinhos como fadas, (citados dessa forma errônea em alguns livros da atualidade).
Pessoas como essas citadas acima acabaram dando mais força as lendas e gerando medo em muitas pessoas.

Vampiros bebedores de sangue e não 
assassinos, não bruxos.

Mas existem pessoas que não cometem assassinatos e se consideram vampiros por simplesmente beber sangue e o caso de Don Henrie  um americano nascido em San Diego , que já foi engenheiro eletrônico de micros e modelo casualmente e hoje em dia se declara um vampiro.
Ele dorme em um caixão, não toma sol e um fato peculiar é, ele bebe o sangue da namorada.Mas ele não morde o pescoço da namorada como um vampiro tradicional faria. Ele tira o sangue dela com todo cuidado com uma seringa e agulha pelas veias dos braços e coloca o sangue em uma taça e bebe. 
Pessoas como Dom Henrie são muito mais comum do que muitos imaginam.

Vampyros

Vampyros com a letra "Y" se refere a subcultura vampyrica, ou seja um grupo de pessoas  que admiram vampiros da literatura, dos cinemas, das lendas e etc...
Esse grupo de pessoase vestem como vampiros ( com maquiagem de cores fortes, roupas que remetem ao período vitoriano, medieval e roupas de couro ou vinil. Também usam presas falsas ou proteses dentarias).
Alguns usam esse visual diariamente e outros apenas em eventoespecíficos.

                                                          ***
Todos esses casos e muitos outros ajudaram a criar e propagar a lenda do vampiro.
O que gerou muitolivros, peças teatrais, pinturas,filmes e músicas.
E aguçou a curiosidade, o fascínio, o medo e a repulsa de centenas de milhares de pessoas pelo mundo.



*Drácula é uma obra que trás ao grande público a lenda dos vampiros, tudo que veio depois em literatura e filmesobre esse assunto, beberam na fonte que Bram stoker criou, exceto crepúsculo  onde a autora não pesquisou nada sobre o tema e ousou chamar fadas de vampiros. Talvez stephenie Meyer tenha buscado inspiração em "o senhor dos anéis" e "x-men" porque os personagens que ela criou podem ser chamado de qualquer coisa, menos de vampiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário