Seja bem vindo ao meu mundo.

subcultura gótica



subcultura é:

O conceito é utilizado para fazer referência a um grupo de pessoas, geralmente minoritário, com um conjunto de características próprias (comportamentos e crenças), que representa uma subdivisão dentro de uma cultura dominante da sua comunidade.Pode-se dizer que a subcultura é um grupo diferenciado dentro de uma cultura. Os seus membros podem reunir-se por diversos motivos, como a idade, a etnia, a identidade sexual, os gostos musicais ou a estética, entre outros. Por serem grupos diferenciados dentro da sociedade, asubculturas ainda são vistas com preconceito por muitas pessoas.
subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura que teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic RockPós PunkEthereal Wave, a estética (visual, moda e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados) e uma certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e moda vitoriana essencialmente baseados no preto, em algumas vezes com adições lilas, roxo, carmesim.

Originalmente, Gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C.. Como metáfora, o termo foi usado pela primeira vez no início da Renascença, para designar pejorativamente a tendência arquitetônica, criada pela Igreja Católica, da baixa Idade Média e, por conseqüência, toda produção artística deste período. Assim, a arquitetura foi classificada como gótica, referindo-se ao seu estilo "bárbaro", se comparado às tendências românicas da época.

Nó inicio gótico era apenas um gênero musical, maseus adeptos foram associando-o a uma ideologia, vestimenta,literatura, obras de arte e cinema.Tornando-o assim uma subcultura.
E como toda subcultura e culturas para estarem vivas precisam de adeptos que as colocam em movimento, que é o que os góticos fazem desde o inicio ao tempos atuais. Na década 90 existiam um numero grande de góticos no Brasil e no mundo, o que foi diminuindo com o decorrer do tempo. Maseus pouco adeptos mantém a subcultura gótica viva.

Ideologicamente o gótico é um pessimista que não vê solução e melhora nos problemas da sociedade, acreditando assim que o ser humano tende a destruição. Essa visão de mundo vem em contradição ao movimento punk que via os problemas da sociedade e acreditavam que podiam muda-los. 
 Com essa visão sombria do futuro investiram na cor preta, como um luto por um mundo sem solução e morte da esperança, Com isso veio também a maquiagem pesada (posteriormente veio também as roupas do estilo medieval e vitoriano) e a literatura de escritores da época do romantismo como Byron e Alvares de Azevedo. Esses escritores do romantismo retratavam o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e fantasias. O que dava  muitas vezes um aspecto melancólico, sombrio e sensual para suas obras.
Também admiram escritoreclássicos do terror como Bram stoker, o que levou admirarem também filmes desse mesmo gênero. 
Pode se dizer que o gótico adotou o "ser vampiro" pra si, identificando-se com ele. sendo o vampiro um morto-vivo melancólico e entediado com a eternidade que perambula pelocemitérios e nas noitesombrias em busca de prazer e sangue que os mantenham "vivos" e pode se dizer que os vampiros do cinema adotaram a vestimenta gótica e vice- versa.
O gótico foi se ligando cada vez mais ao lado sombrio, admirando assim a arte gótica do período medieval, suas igrejas e cemitérios. Tornando assim um admirador da arte tumular, fazendo passeios pelocemitérios ( durante o dia ou a noite). 
gótico também é um ser que vive a luxuria, pois por ter uma visão pessimista acredita que deve se viver os prazeres da vida com intensidade como sexo e um bom vinho.   
Apesar do gótico ter uma visão ideologicamente pessimista ele não é um ser triste e é um erro associa-lo a depressão e suicidas.
subcultura gótica não possui nenhum religião especifica associada a ela. Por tanto existem muitogóticos ateus, cristãos, espiritas, ocultistas... Todos convivendo em perfeita harmonia. 
Como qualquer subcultura viva, mantém suas origens e agregam outros valoresemelhantes.  Então hoje temos dentro do movimento gótico, danças do ventre, ciganas e medievais. Musicas eletrônicas como EBMSynthpopFuturepopIndustrial, seus adeptos oCyber góticos (que é uma outra vertente dentro do movimento gótico) usam vestimenta preta, emborrachada ou de vinil, mascaras de gás e cores que contrastam com o preto como verde neon, azul ou rosa.
Há ogóticos "clássicos" que curtem bandas como Bauhaus e  The Cure e outrogóticos que curtem bandas de rock industrial com Rammstein, também há góticos que curtem doom metal, black metal, metal sinfônico e etc.
Há também o estilo gótico lolita que remete ao período vitoriano de uma forma mais meiga e as vezes até um pouco infantil.

O que identifica o gótico não é apenas um elemento musical ou vestimenta (tanto que muitos góticos não se vestem, mais de preto 24h por dia e 365 dias por ano), masim sua forma de ver o mundo e de se identificar e  se relacionar com ovários elementos dentro dessa subcultura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário